Sociedade Asteca

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O império asteca foi o povo mais civilizado e poderoso da América pré-colombiana não só pela sua força e seu espírito guerreiro, mas também pelo seu vasto território que se estendia por grande parte de onde hoje estão situados o México e a América central. Os astecas chegaram ao vale do México por volta de XII d.C, eles se procederam de algum ponto desconhecido do noroeste do México onde ficaram depois de dominar e absorver a cultura de alguns povos que foram reprimidos por eles. O contato com variações diversificadas de cultura fez com que os astecas, que se iniciou a partir de um grupo de caçadores que saiu em direção a terras férteis, ampliarem seu império, seu conhecimento tecnológico e sua cultura destinando-se a ser a maior civilização da meso-américa.
Educação: Em relação à educação, os astecas eram muito severos e disciplinados no seu ensino o qual se tratava do estudo da história, da religião nacional, a formação moral, a aprendizagem de ofícios e como não poderia faltar, o treinamento militar. Nos seus primeiros anos, a educação da criança asteca ficava a cargo da família onde eles ensinavam onde já havia a divisão entre homens e mulheres. Os meninos aprendiam às tarefas braçais, de pesca e de comércio e as meninas as tarefas domésticas, de fiação e também tecelagem. Quando atingiam os seis anos os pais tinham duas escolhas de escolas públicas: onde “mestres de rapazes” e “mestras de moças” os educavam para a vida prática e também tinham o colégio-monastério onde a educação era ministrada por sacerdotes. A principio essa escola educava só filhos dos dignitários (Pilli), porém as crianças da camada mais pobre só participavam se seguissem o sacerdócio.
Organização Social e política: Os astecas eram organizados entre: Nobres (Pipiltin), Plebeus (macehuatin) e os servos (Mayeque). Na sociedade asteca não havia mobilidade social e a base familiar era patriarcal. Várias famílias formavam um grupo familiar que se chamava Calpulli que se encarregava de funções diversificada como arrecadação de imposto, atividades agrícolas e etc. Acima dessa unidade estava a comunidade estatal centrada no monarca. Existiu, logo após a morte de um dos governante o conselho de nobres que elegeram o seu sucessor e o de outros, escolhiam geralmente membros da família real. O monarca era quem nomeava os cargos militares e estatais dirigia campanhas de guerra entre outras atividades. O funcionamento das atividades estatais era exercida por profissionais tais como: inspetores de comércio, sacertodotes e cobradores de impostos.
A divisão em castas se sobre-sai muito quando se fala em sociedade asteca:
Nobres (Pipiltin): Era composta pelos elementos da família real, os chefes dos calpulli, os chefes militares e os plebeus que haviam feito algum ofício de interesse do estado.
SERVOS (mayeque): Trabalhavam nas terras do estado e da nobreza.
PLEBEUS (macehuatin): Eram comerciantes, lavradores e artesãos compreendido como o grosso da população.
Existiam, além destas classes, escravos, empregados como força de trabalho e homens destinados a sacrifício religiosos.
Economia: a economia baseava-se na agricultura e comercio. As condições climáticas influenciaram e muito para o cultivo do milho na região habitada pelos astecas. Os agricultores eram responsáveis pelo pela plantação, cultivo e colheita dos alimentos plantados dentre esses existiam o cultivo de feijão abobora pimenta e tomate. O milho era tão importantes para os astecas que eles cultuavam o Deus-milho na sua religião. Além disso, os povo asteca, que possuía uma grande população, pode comerciar com os povos vizinhos também devido a sua grande e densa camada populacional. O cacau também foi um produto usado pelos astecas, foi esse povo o inventor do chocolate. Dominados pela técnicas absurdas, os astecas fizeram a pasta do xocoalt, que não tinha nenhum sabor e que ao perceberem eles dissolveram o um número grande de plantas e especiarias na pasta de xocoalt e para adoçar o liquido, depois de dar-le cor, adicionaram mel de abelha. Durante a conquista espanhola, os mesmos modificaram e muito o saboroso líquido surgindo assim o chocolate.
Religião: A religião deste era muito complexa, assim como o povo em si. Isso se explica pelo fato de que apenas em dois séculos esse povo passou de dominado para dominador.
COSMOGONIA (sistema constituído em suposições sobre o surgimento do Universo)
Os astecas pensavam viver a era do quinto sol. As quatro anteriores tinham acabado em catástrofes. Isso estabelecia uma justificativa ideológica para as consecutivas guerras astecas, pois era imprescindível capturar inimigos e sacrificá-los aos deuses, a fim de proporcionar sangue para que o Sol não apagasse.
Culto Religioso do Clero: Os componentes do clero competiam às classes elevadas; estudavam em suas convenientes escolas a escrita e a astrologia, além de praticarem a mortificação e os cantos rituais; sua vida era de rigidez e permaneciam solteiros. Os dois soberanos sacerdotes dependiam do rei; que era inacessível, e segundo os espanhóis, ele era carregado em liteira porque seus pés não podiam pesar na terra.
A Decadência do Império Asteca
A expedição de Cortez em 1519 foi a terceira a explorar a costa mexicana, e este ao saber da existência do Império Asteca inicia uma lenta progressão ruma ao interior. De acordo com o livro “A civilização Asteca” de Soustelle, essa expedição contava com 11 navios que levavam 508 soldados, 16 cavalos e 14 peças de artilharia. Ao mesmo tempo, o império Asteca estendia-se aproximadamente por uma superfície de mais de 200.000 km² e tinha uma população de aproximadamente cinco a seis milhões de habitantes, altamente evoluídos econômico, político e socialmente.
No entanto, diante dos fatos acima citados que nos mostra uma pequena quantidade de exploradores frente a uma grande civilização (considerada a mais brilhante do mundo pré-colombiano), como foi possível essa conquistada, quais fatores teriam possibilitado, em tão pouco espaço de tempo tal conquista, e realizada por uma pequena quantidade de exploradores?
Além da superioridade tecnológica gritante que os Espanhóis possuíam em relação aos Astecas; com cavalos, armas de fogo e de ferro, contra arcos e flechas e armas de sílex e madeira; também há que se levarem em conta outros fatores, talvez até mais importantes do que as armas em si.
A esboço de Montezuma com certeza tem um papel importante nesse contexto. Cortez ao chegar à Cidade do México é bem recebido e após algum tempo decide prender o soberano Asteca e faze-lo prisioneiro, Montezuma, no entanto, nada faz para evitar essa situação. O que teria provocado tal reação? Montezuma tinha um comportamento ambíguo, e esse comportamento talvez tinha além dos motivos culturais razões pessoais

Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Astecas
http://www.bibliapage.com/mexico.html
http://www.historiadomundo.com.br/asteca/

Grupo 5: Leandro Henrique, Raissa Azevedo, Évila Santos e Caroline Oliveira

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