As contradições do Iluminismo

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O iluminismo foi uma corrente filosófica heterogênea, ou seja, os teóricos, em geral, se baseavam no mesmo fundamento filosófico, porém houveram uns que defendiam idéias, mais radicalmente e outros não. Chegava até existir uma contradição de ideais.
O mercantilismo, prática condenada pelo iluminismo é um exemplo. Os déspotas esclarecidos utilizavam dessa pratica para atender as vontades da burguesia, economicamente provocando oposições ás idéias iluministas.
John Locke era a favor do direito de rebelião caso o governo fosse tirano. Já Voltaire, afirmava que , o método por guerras ou conflitos não era o caminho correto de se resolver as coisas. Montesquieu propôs a divisão em 3 poderes autônomos e Rousseau afirmava que o soberano de um governo é o povo e este possui todo o poder e vontade geral.
Com isso, o iluminismo pode ser considerado um movimento heterogêneo, possuindo varias teorias sobre uma mesma base. Mesmo assim, a Enciclopédia, livro contendo todos os conhecimentos humano baseado no iluminismo, foi criado apresentando todas as teorias de todos os filósofos.

Grupo 2:Iulle, Kardeson, Iury, Lilian, Danilo,Raone.

0 comentários:

Postar um comentário