As controvérsias do Iluminismo

domingo, 11 de setembro de 2011

O Iluminismo surge numa sociedade marcada pelo tradicionalismo religioso, monopolização política e centralização econômica. Tendo como principal essência a utilização da razão como ponto chave de formulações teóricas.

Ao buscar a perfeição em sua ideologia percebe-se que o movimento em si apresentava imperfeições. Adotando-se um único caminho como o correto, acaba-se por descartar todos os outros que são válidos e que determinam o progresso de uma sociedade.

Fora o fato de que seus principais representantes anelavam pela racionalidade, por uma certa liberdade de expressão e uma visão mais igualitária na sociedade, mas na verdade todas essas aspirações eram extremamente limitada, dentro de seu próprio grupo social.

O despotismo esclarecido, forma de governo que vigorou em muitos países na época, é senão uma das mais evidentes contradições do Iluminismo, pois apesar de adotar seus preceitos, só os aplicava no campo econômico sendo que a instituição política, Absolutismo, tão criticado pelos teóricos iluministas, permanecia, mesmo submetido ao parlamento e suas restrições.

Grupo 4: Malena Lima, Caio Vinícius, Taila Lima, Gabriel Mendes, Adaltro Luiz;


0 comentários:

Postar um comentário