Redescobrindo o Brasil

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Quando se trata do processo de formação brasileira tudo é estereótipo. Desde a chegada do colonizador português a postura do índio ao entrar em contato com os desígnios da cultura européia. Tendo como objetivo desmistificar tais conceitos é que o breve texto trará algumas verdades sobre isto, muitas vezes mascaradas pela própria postura do brasileiro atual.

Como muito estudado, o primeiro contato dos portugueses com o continente americano, mais precisamente em terras que posteriormente viriam ser chamadas Brasil ocorreu em meados de 1500, mas sua colonização apenas em 1530 devido as invasões inglesas e francesas que ameaçavam o domínio de Portugal sobre essas terras.

A partir de então se iniciou o processo de colonização brasileira, marcada pela grande exploração em todos os aspectos desta terra, desde a força de trabalho dos índios até cada tronco, cada árvore de Pau- Brasil que daqui foram retiradas.

Este processo como dito foi marcado por uma intensa estereotipagem muito bem explorado no filme Caramuru- A invenção do Brasil. Esta obra assinada por Guel Arraes reconta o choque cultural entre índios X europeus, de acordo com as falsas verdades criadas pelo próprio brasileiro a respeito de sua história.

Muitas delas não passam apenas de uma visão inferior que milhões e milhões de nossa população tem de si mesmo. Essa idéia de que o baiano é preguiçoso? Historicamente o povo nordestino se constitui como uma das maiores mão de obra para que fosse projetado no Sudeste, por exemplo, seu sucesso econômico.

Isto, para desencargo de consciência é sinônimo de preguiça?

Esta é apenas uma das situações entre outras mil que tu Brasil Oh pátria amada vive concretizando através de sua visão equivocada e, portanto, errônea de nossa formação, da nossa reação ao lidar com a cultura européia.

Se hoje nós fomos influenciados em grande parte por ela, não foi por ’’indisposição ao resistir’’, mas pela covardia e vantagem bélica que nosso colonizador tinha sobre nós.

Grupo 4: Malena Lima, Caio Vinícius, Taila Lima, Gabriel Mendes, Adaltro Luiz;

0 comentários:

Postar um comentário