“Dados das estatísticas do IBGE comprovam: no Brasil grande parte da população considera-se negra.”

sábado, 18 de junho de 2011


...Todavia ainda existe a escravidão da alma.
Desde a colonização do Brasil os negros são tratados como inferiores em relação aos “brancos” (neste caso os portugueses).
Essa visão preconceituosa perdurou ao longo dos séculos. Mesmo com muitas campanhas por parte dos maiores atingidos com tal desrespeito, manifestação e ate mesmo com criações de leis que pune agressões racistas o preconceito ainda existe.
É o que se vê no documentário “a negação do Brasil”, que retrata a descriminação mesclada. Aquela que a população brasileira e exposta todos os dias, mas ainda assim muitas vezes passa despercebida aos olhos da sociedade que já se acostumou com tal situação.
As telenovelas enfatizam luta contra o racismo, mas diversas vezes transmitem a idéia dos negros para os brancos. Ate quando os brasileiros vão aceitar isso? Considerando-se que, em um país onde vive um grande numero de afro descendente, o preconceito existe de ma maneira tão hipócrita, onde vai parar a sensatez e a dignidade das pessoas?     
Grupo 01 - Ariane, Émile, Érica, Ester, José Raian e Marília.

Início da colonização: A história de uma nova terra.



Logo depois do descobrimento o Brasil permaneceu abandonando por seus bons amigos portugueses que insistiam na idéia de buscar riquezas nas índias. Porem naquele momento o Brasil passa a ser visitada por comerciantes e piratas franceses que tinham o desejo de colonizar a nova terra. Com receio de perder o seu mais novo território Portugal viu-se obrigada a manifestar a sua presença de maneira mais efetiva por aqui, e achou na produção açucareira um meio de tornar mais vantajoso e economicamente favorável o seu processo colonizatório.
Então se percebeu que os índios brasileiros formavam vários grupos de culturas distintas, principalmente em relação aos portugueses. Porem o relacionamento entre eles inicialmente foi de cordialidade e de troca de produtos (escambo).
Essa colaboração por parte dos índios marcou o inicio da colonização e principalmente a exploração do pau Brasil., porém as guerras não tardaram, diferenças culturais e tentativas por parte dos portugueses em escravizar os nativos foram um das causas.
Movidos pela ganância e pelo capitalismo os brancos munidos em termos de instrumentos e armas vencem essa guerra, matando muitos índios e roubando suas terras.
Com a montagem da produção açucareira, percebeu-se que a terra era abundante, diferente da mão de obra. Então a solução encontrada foi à escravidão indígena, porém esta apresentava problemas. Então se optou pelo negro. Porque este já tinha habilidades com a agricultura e com a monocultura. A igreja católica que antes se posicionava em favor dos índios, agora se omite diante da escravidão negra. E Deste lucrativo investimento, o Brasil na metade do século XVI era o maior produtor de açúcar mundial, à custa de muito trabalho, regado a sangue e suor daqueles que tinham o seu grito de socorro sufocado pelo acoite.
Grupo 01 - Ariane, Émile, Érica, Ester, José Raian e Marília.

“Caramuru: A invenção do Brasil” X Influencias na atualidade

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Os Costumes portugueses são totalmente diferentes dos costumes indígenas. A visão Europeia do índio era que este seria um ser não civilizado e que não possuía alma, pelo fato de não conhecerem o cristianismo. No filme “Caramuru: A invenção do Brasil” ocorre um choque cultural entre lusos e indígenas, resultando uma fusão que seria, mais tarde, determinante para a formação da identidade brasileira. Cada povo achava seus costumes naturais enquanto considerava estranho o modo cultural das outras nações e vice-versa.

O Brasil é resultado de uma mistura de diferentes crenças culturais. E durante o filme, pode-se notar que o Europeu ensina ao índio como se vestir, como se comportar diante à sociedade, e acesso ao conhecimento através de livros, e o índio ensina ao europeu suas técnicas de guerra, remédios naturais, etc. Portanto, houve um estranhamento entre ambas as culturas, mas ao decorrer do tempo, o progresso histórico foi moldando uma nova nação.

Grupo 2:Iulle, Kardeson, Iury, Lilian, Danilo,Raone.

Chegada dos portugueses ao Brasil X “Caramuru: A invenção do brasil”

Antes da chegada dos portugueses ao Brasil a população indígena tinha cultura e histórias próprias, seguindo seu ritmo normal de desenvolvimento. Mas a partir do contato com os portugueses os índios passaram a sofrer um choque cultural, e tiveram como consequência o desrespeito e destruição das suas culturas pela influência da cultura ocidental.

No filme “Caramuru: A invenção do Brasil” podemos observar que os portugueses chegaram e mostraram aos índios como viviam, no filme aparece uma cena que Paraguaçu ensina como ser índia para uma portuguesa e vice-versa e quem acaba aderindo a nova cultura são as índias. Então a partir daí podemos observar e comparar a influência de uma cultura sobre outra. Um fator também muito importante que é retratado no filme é o choque cultural, destacado quando Diogo mostra sua formar de usar roupas, sua cultura monogâmica, o uso de talheres, sua forma de escrever, entre outros costumes. Contraposto aos costumes mostrados por Paraguaçu, como a poligamia, o costume de dormir em redes, morar em ocas, o canibalismo alegando que assim receberia as qualidades do individuo ingerido e a linguagem.

Porém a interação entre as culturas não foi totalmente produtiva, visto que os portugueses impuseram sua cultura aos índios, roubaram suas riquezas naturais e introduziram muitas doenças nas tribos indígenas causando a extinção de muitas delas.

Grupo 2:Iulle, Kardeson, Iury, Lilian, Danilo,Raone.

Terra à Vista!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Em busca de produtos para aumentar seu capital e de novas terras para exploração, a tão desejada Índia, as navegações portuguesas acabam chegando a tal lugar, o qual com o tempo ficam conhecidos como “Brasil”.

“Terra à vista”, primeiro sinal de que dali para frente essa terra seria explorada, paisagem verdejante, inúmeras espécies de animais, vários habitantes e uma mata virgem, essa foi à primeira impressão de que seria um lugar bastante interessante. Acreditando que era um lugar inabitado, vão chegando como se fossem donos do desconhecido. Mal sabendo eles, que nativos habitavam aquela região. As primeiras impressões não foram das mais agradáveis, houve um choque cultural muito grande, os nativos eram pessoas que viviam despidos, descalços, tinham habilidades incomparáveis para caça, eram cheios de costumes. Totalmente diferente dos portugueses acostumados a vestirem camadas de roupas, usarem sapatos e considerarem o banho como um sacrifício e principalmente não dividiam suas mulheres com ninguém, foram expostos a uma cultura sem nenhuma semelhança com a sua.

Pobres nativos enganados com sua ingenuidade e sua hospitalidade, é refém das armadilhas dos portugueses e acabam revelando o verdadeiro tesouro de suas terras, inclusive entregam a lenda do El Dourado em suas sujas mãos, o que deixava aqueles invasores totalmente enfeitiçados por aquele lugar.

Mais tarde ali mesmo é descoberto o Pau – Brasil, o qual é inspirado para o nome de um país que hoje não herda nem a metade do que aqui foi encontrado.


Grupo 03: Edimille, Emanuele, Fernanda, Juliana, Renata e Thaís.

Formação Cultural Brasileira.


A charge acima satiriza as consequências do choque cultural entre portugueses e indígenas. Estes acabaram sendo subjugados pela superioridade auto afirmada européia, responsável pela destruição de milhões de povos nativos desta terra, e influenciando diretamente nossos traços culturais.

Grupo 4: Malena Lima, Caio Vinícius, Taila, Gabriel Mendes, Adaltro Luiz;

A Verdadeira Negação Brasileira

Dando prioridade às desigualdades raciais vistas na televisão brasileira o documentário ”A negação do Brasil”, dirigido por Joel Zito Araújo, traz de maneira dinâmica depoimentos e entrevistas com personalidades públicas significativas na industria cinematográfica nacional, como Zezé Motta.

Por meio dele pode-se observar o padrão que é consumido pela população do Brasil, no que diz respeito à formação e estrutura, e composição étnica presente em muitas de nossas produções nacionais.

A quebra deste padrão é visto cronologicamente tendo como referência a participação do negro na televisão brasileira, marcada por participações limitadas, submissas e poucos relevante.

Entretanto e, através dos esforços de muitos negros que se utilizam da arte de representar como sustento, essas desigualdades ainda que existam são menos visíveis, e atualmente estão presentes entre todas as raças e de todos os modos, o que é fruto do próprio sistema brasileiro que ao tentar representar o Brasil por meio da arte cinematográfica, em muitos casos peca por não retratar a verdadeira realidade na qual estamos inseridos.

Grupo 4: Malena Lima, Caio Vinícius, Taila, Gabriel Mendes, Adaltro Luiz;

Redescobrindo o Brasil

Quando se trata do processo de formação brasileira tudo é estereótipo. Desde a chegada do colonizador português a postura do índio ao entrar em contato com os desígnios da cultura européia. Tendo como objetivo desmistificar tais conceitos é que o breve texto trará algumas verdades sobre isto, muitas vezes mascaradas pela própria postura do brasileiro atual.

Como muito estudado, o primeiro contato dos portugueses com o continente americano, mais precisamente em terras que posteriormente viriam ser chamadas Brasil ocorreu em meados de 1500, mas sua colonização apenas em 1530 devido as invasões inglesas e francesas que ameaçavam o domínio de Portugal sobre essas terras.

A partir de então se iniciou o processo de colonização brasileira, marcada pela grande exploração em todos os aspectos desta terra, desde a força de trabalho dos índios até cada tronco, cada árvore de Pau- Brasil que daqui foram retiradas.

Este processo como dito foi marcado por uma intensa estereotipagem muito bem explorado no filme Caramuru- A invenção do Brasil. Esta obra assinada por Guel Arraes reconta o choque cultural entre índios X europeus, de acordo com as falsas verdades criadas pelo próprio brasileiro a respeito de sua história.

Muitas delas não passam apenas de uma visão inferior que milhões e milhões de nossa população tem de si mesmo. Essa idéia de que o baiano é preguiçoso? Historicamente o povo nordestino se constitui como uma das maiores mão de obra para que fosse projetado no Sudeste, por exemplo, seu sucesso econômico.

Isto, para desencargo de consciência é sinônimo de preguiça?

Esta é apenas uma das situações entre outras mil que tu Brasil Oh pátria amada vive concretizando através de sua visão equivocada e, portanto, errônea de nossa formação, da nossa reação ao lidar com a cultura européia.

Se hoje nós fomos influenciados em grande parte por ela, não foi por ’’indisposição ao resistir’’, mas pela covardia e vantagem bélica que nosso colonizador tinha sobre nós.

Grupo 4: Malena Lima, Caio Vinícius, Taila Lima, Gabriel Mendes, Adaltro Luiz;

Brasil Colonia

terça-feira, 14 de junho de 2011


Achei essa imagem na internet muito interessante, onde podemos ver um índio carregando o tronco de uma árvore, pau - brasil, e um português oferecendo um "presentinho" para o índio pelo seu trabalho. Fazendo uma ligação com o assunto trabalhado em sala de aula e esta imagem podemos perceber de forma clara como era que acontecia por alguns momentos os escambos entre portugueses e indígenas. Espero que vocês entendam a imagem!

Grupo 03: Edimille, Emanuele, Fernanda, Juliana, Renata, Thaís

Imigração nos EUA

segunda-feira, 6 de junho de 2011

USA_immigration
Gente, achei essa charge na internet sobre a imigração dos EUA, onde vemos um americano expulsando imigrantes do México e África, porém ele fica sem reação ao cruza-se com um índio. Espero que entendam, perante os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Abaixo confira uma charge do Lula, falando sobre a imigração. Podemos fazer um brusca comparação com o problema do escravismo, onde os escravos libertos, que eram imigrantes da África, formaram as chamadas periferias e contribuíram para a pobreza nacional.



Grupo 01 - Ariane,  Émile, Érica, Ester, José Raian e Marília.