Chegada dos portugueses ao Brasil X “Caramuru: A invenção do brasil”

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Antes da chegada dos portugueses ao Brasil a população indígena tinha cultura e histórias próprias, seguindo seu ritmo normal de desenvolvimento. Mas a partir do contato com os portugueses os índios passaram a sofrer um choque cultural, e tiveram como consequência o desrespeito e destruição das suas culturas pela influência da cultura ocidental.

No filme “Caramuru: A invenção do Brasil” podemos observar que os portugueses chegaram e mostraram aos índios como viviam, no filme aparece uma cena que Paraguaçu ensina como ser índia para uma portuguesa e vice-versa e quem acaba aderindo a nova cultura são as índias. Então a partir daí podemos observar e comparar a influência de uma cultura sobre outra. Um fator também muito importante que é retratado no filme é o choque cultural, destacado quando Diogo mostra sua formar de usar roupas, sua cultura monogâmica, o uso de talheres, sua forma de escrever, entre outros costumes. Contraposto aos costumes mostrados por Paraguaçu, como a poligamia, o costume de dormir em redes, morar em ocas, o canibalismo alegando que assim receberia as qualidades do individuo ingerido e a linguagem.

Porém a interação entre as culturas não foi totalmente produtiva, visto que os portugueses impuseram sua cultura aos índios, roubaram suas riquezas naturais e introduziram muitas doenças nas tribos indígenas causando a extinção de muitas delas.

Grupo 2:Iulle, Kardeson, Iury, Lilian, Danilo,Raone.

0 comentários:

Postar um comentário